programa: Reordenação
status: 1o Lugar em Competição Nacional de Arquitetura
ano: 2010
equipe: Felipe Guimarães, Priscila Coli, Bianca Freitas.
Este projeto se depara com a difícil tarefa de reestruturar as áreas comuns de um ícone modernista, o edificio que abriga a faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
ler mais...
Para tanto, este projeto propõe uma estrutura modular capaz de se adaptar a diferentes programas e contextos. A ideia é unificar esteticamente as intervenções necessárias para as atividades atuais e futuras do edifício sem alterar suas características originais. Essas estruturas atuam de forma dinâmica no espaço, podendo expandir-se ou mesmo deixar de existir se necessário.
Inicialmente esses módulos devem ser aplicados no interior do edifício como pequenos serviços de apoio. Futuramente, imagina-se que eles ultrapassem os limites da FAU, atuando em todo terreno livre em volta do prédio como banheiros, cafés, bicicletários, e qualquer atividade que eles comportem. A ideia com isso, é além de dar suporte a comunidade acadêmica, atenuar a escala modernista monumental presente em todo o campus da UFRJ.